segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Como se viaja sem dinheiro?


É possível viajar sem dinheiro?...

Conferência que paguei a tocar
piano lá, no hotel!...
Partilho convosco a maior experiência que já fiz quanto a viagens de orçamento apertado.

Sendo a última edição do seminário intensivo Breakthrough to Success, com Jack Canfield (uma das cinco pessoas que mais me ajudaram a ser quem sou!) decidimos engendrar um plano para conseguir ir a Scottsdale, USA, em Agosto de 2012. 

Contabilizados os custos, definido o percurso (ir mais cedo ficava mais barato, viajar de jipe também, enfim, detalhes de quem espreme os orçamentos ao limite), faltava descobrir o capital para ir... simples, vendemos um dos carros! O dinheiro que sobrou deu quase para toda a viagem. Quase!... 

Já nos USA percebemos que o preço que tínhamos como referência para muitas coisas era sem impostos um hábito deles que nos estava a "furar os planos".

Cá estou eu a tocar, com o chapéu
sobre o piano... $1700 em 3 dias!
No seminário havia um exercício específico sobre coisas que não fazemos por ter medo, e que deveríamos ultrapassar ali. Ora eu tinha pavor à ideia de tocar na rua, como que pedindo dinheiro... e decidi que era isso que ia superar.
Falei com uma colega, música profissional, e perguntei-lhe como fazia nos tempos iniciais, quando tocava na rua. Ela deu três dicas que deixo a quem as quiser aproveitar:

1. Explica às pessoas porque estás a partilhar a tua música com elas. Deve ser algo que as mova (naquele caso: "Vendemos o nosso carro para vor aqui, se gostam na minha música ajudem-nos a recuperá-lo!)

2. Coloca no chapéu uma nota de 20, uma de 50 e uma de 100: há muitas pessoas generosas e com bolsos "fundos", mas que não sabem que podem dar esses montantes. Ora se já alguém tiver dado é mais fácil, para quem o quiser fazer, repetir o gesto!

3. Nunca pedes autorização para tocar onde quer que seja: se te mandarem embora pedes desculpa!

Assim fiz, e ao partilhar a minha música no hall do hotel de 5 estrelas onde era a conferência, durante o pequeno-almoço e alguns intervalos dos 4 dias seguintes, as pessoas partilharam comigo $1700 (cerca de 1.500€), incluindo 5 notas de $100!! E assim completámos a verba para pagar toda a viagem!

Sem comentários:

Enviar um comentário